
Maristela Schndeider / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
Um empresário de São Miguel do Oeste registrou um boletim de ocorrência após perder cerca de R$ 1 milhão em um golpe virtual. A vítima foi convencida a fazer o investimento ao acreditar que estava em contato direto com o bilionário Elon Musk, que lhe prometeu altos ganhos e até o envio de quatro veículos elétricos ao Brasil.
O caso está sendo investigado como estelionato virtual, um tipo de crime que tem se tornado cada vez mais comum e sofisticado. Segundo a agente de polícia Maristela Schneider, criminosos utilizam a inteligência artificial para clonar vozes, tornando as fraudes ainda mais convincentes.
A policial alerta que os golpistas se aproveitam da credibilidade de figuras públicas, profissionais e autoridades para realizar seus crimes.
Como se proteger de golpes virtuais
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste reforça a importância da cautela e orienta a população a adotar medidas preventivas para não se tornar a próxima vítima.
Sempre confirme a identidade do solicitante, preferindo conversas presenciais ou por chamada de vídeo.
Desconfie de propostas com promessas de lucros rápidos e garantidos, pois elas são as principais iscas dos golpistas.
Antes de realizar qualquer investimento ou pagamento, busque orientação de um advogado, banco ou cooperativa de crédito.
Em caso de dúvida, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima para solicitar orientação.
A agente Maristela Schneider ressalta que "é mais fácil evitar que a vítima perca o dinheiro do que recuperá-lo depois".
O Grupo WH Comunicações é parceiro de uma campanha que engloba as forças de segurança, CDL São Miguel e instituições financeiras visando alertar a população sobre os golpes.